Impermeabilização de terraçoes e varandas
A impermeabilização de terraços e varandas é responsabilidade do condomínio do edifício e não de cada morador individualmente.
A impermeabilização de terraços e varandas nunca deverá ser descurada e deverá ser efetuada o mais rapidamente possível sempre que haja alguma infiltração pois uma má impermeabilização dos terraços ou varandas causará danos muito superiores num curto espaço de tempo.
No entanto, caso a varanda ou terraço seja acessível, este é um trabalho dispendioso pois, quase sempre obriga à substituição de toda a impermeabilização da varanda ou terraço, isto é, normalmente não é possível aplicar apenas um remendo. A impermeabilização de uma cobertura ou terraço, normalmente obriga aos seguintes trabalhos:
- Retirada do pavimento existente (betonilhas incluídas)
- Execução de betonilha de regularização com pendentes
- Execução de "meias canas" para que o pavimento possa receber impermeabilização
- Aplicação da impermeabilização em toda a superfície (tela-asfáltica ou tela líquida) e pontos singulares (tubos de queda, cantarias, entre outros)
- Colocação à carga e verificação que não existe nenhuma impermeabilização
- Execução de betonilha de proteção
- Aplicação de revestimento
Para a impermeabilização dos terraços e coberturas, poderá, alternativamente, ser apenas aplicado um produto impermeabilizante por cima do pavimento mas este produto ficará visível (o terraço ou varanda deixarão de ser em ladrilho).
Quer a utilização de telas-asfálticas, quer de tela líquida são boas soluções e apresentam mais ou menos os mesmos custos.
Aquando a impermeabilização do terraço ou varanda, exija que estes sejam testados. Para tal, deverão ser colocados "à carga", isto é, deverão estar durante 24h cheios de água e deverá ser verificado o nível de modo a garantir que a água não infiltrou por nenhum local.