Reformas de cozinhas
As cozinhas foram os espaços que mais evoluíram nos últimos tempos com o aparecimento de novos materiais pelo que é normalmente o espaço que mais beneficia numa reforma.
Na hora de reformar a cozinha, tenha em consideração o lugar da chaminé pois a localização de esta, geralmente, não pode ser modificada. Também deverá ter em atenção a localização da canalização e pontos de eletricidade. Plmente ao reformar quererá aumentar os pontos de eletricidade.
Para uma cozinha mais ergonómica possível tenta organizá-la de forma a criar 3 zonas distintas: cozinhar, lavar e arrumar e que estas zonas não fiquem distantes entre si.
A utilização de madeira maciça caiu em desuso e apareceram novos materiais.
Para o interior dos móveis, opte por MDF e nunca do tradicional aglomerado de madeira que é pouco resistente a ações mecânicas, hidráulicas e químicas (detergentes).
Na zona do lavatório o móvel poderá ser em contraplacado marítimo. Esta solução é mais cara que a solução em MDF mas também mais resistente.
Quanto à folha que reveste os interiores dos armários, pode ser em Melamina, termolaminado ou post-fórmico, lacado, lacado alto brilho e até vidro.
As soluções mais usais são em Melamina a imitar madeiras ou cores lisas e termolaminado que tem aspeto brilhante.
As orlas poderão ser na mesma cor ou a imitar alumínio, por exemplo.
As soluções de lacado alto-brilho e de vidro são soluções mais caras mas, a ter em conta na hora de decidir a reforma da cozinha.
Quando reformar a sua cozinha, prefira móveis modernos e simples sem frisos. Poderá optar entre uma enorme variedade de puxadores ou simplesmente optar por calhas e de esta forma abdicar de puxadores.
Tenha em conta que existem muitos tipos de ferragens diferentes. Hoje em dia é habitual usarem-se ferragens com amortecedores apesar de serem mais caras que as tradicionais.
No que respeita ao tampo, no caso de os móveis da cozinhas terem uma cor clara, é muito habitual aplicar-se um granito escuro mas tenha em conta que há também pedras artificiais tais como das marcas silestone e Compac que apresentam soluções muito interessantes.
Para versões mais económicas poderá aplicar postfórmico, opção muito utilizada em muitas cozinhas na Europa.
Se o valor do orçamento não é limitativo, informe-se sobre tampos em Corian. Estes tampos são soluções antibacterianas e podem ter a forma que quiser.
Os custos relativos aos tampos dependem se tiverem de ser polidos, se as arestas são boleadas, altura do roda-tampo e do material escolhido.
Tenha em atenção que os tampos só podem ser encomendados depois de os móveis estarem aplicados para que sejam executados com a medida exata.
Peça para que seja executado sempre um projeto 3D para que os resultados sejam como sempre sonhou!
Os eletrodomésticos poderão ser encastrados ou à vista.
É cada vez mais usual nas cozinhas modernas que as paredes serem estucadas e pintadas e ficar com azulejo unicamente na zona da bancada. Esta solução tem ainda a vantagem de ser mais económica.