Reformas de casas de banho
Se na reforma de casas-de-banho decidir trocar os azulejos ou o ladrilho do pavimento, pense também, em proceder à substituição da canalização, para não correr o risco de o ter de fazer num curto espaço de tempo e ter de voltar a substituir os cerâmicos.
Usualmente, a canalização da rede de esgotos é normalmente em PVC e a de abastecimento de água é em Multi-camada.
Existe uma variedade de loiças pelo que a visita a uma casa grande de materiais poderá ajudá-lo para que tenha a casa-de-banho que sempre sonhou.
Caso pretenda alterar o posicionamento loiças sanitárias, tenha em conta que a distância da sanita ao tubo de queda não deverá ser superior a 1,10m e que a distância de todos as outras loiças ao sifão não deverá ser superior a 3m. Este sifão deverá estar escondido atrás da porta ou por baixo do móvel do lavatório. Procure que a sanita não fique imediatamente em frente da porta.
Caso aplique uma banheira nova, certifique-se que as válvulas da mesma ficam acessíveis. O acesso às válvulas deverá ser oculto com uma grelha de respiração.
A entrada e saída de ar de ventilação deverão estar em zonas opostas para assim facilitar a circulação de ar. Pondere a utilização de ventilação forçada com a aplicação de uma "ventax".
Caso pretenda a aplicação de teto-falso, situação que melhora muito o design da casa-de-banho ao passar a ter vários focos de luz e ao corrigir para um pé direito mais enquadrado a uma pequena divisão. O teto-falso poderá rematar diretamente no azulejo, ter uma sanca ou á ter uma calha com cerca de 1,5cm. Caso aplique um teto-falso em gesso cartonado, habitualmente conhecido por pladur, certifique-se que será usado gesso cartonado hidrófago. Este teto-falso tem uma coloração verde antes de ser pintado.
Nos dias de hoje existe uma grande variedade de azulejos. Visite uma casa de materiais com um técnico nosso para obter aconselhamento. Nos dias de hoje existem azulejos com todo o tipo de visualizações, inclusive madeira. Tenha em atenção para que os azulejos do pavimento sejam anti-derrapantes.
Os azulejos da parede podem ser retificados, isto é, praticamente sem arestas de modo a que pareça que a parede é revestida por uma peça só. Alertamos que ficarão sempre umas pequenas arestas de 2mm mas que poderão ser colmatadas com rejuntamento da cor do azulejo.
Caso pretenda poupar nos custos da reforma da sua casa-de-banho, poderá pintar os azulejos existentes com pintura própria para o efeito, ou aplicar azulejos novos por cima dos existentes. Ao aplicar azulejos novos por cima dos existentes a qualidade nunca será tão boa, isto é, será difícil conseguir que as arestas entre os azulejos fiquem totalmente complanares e os remates com a banheira ou eventualmente com parede estucada na parte superior também não ficarão perfeitos. Existem no mercado azulejos mais finos para estes efeito, no entanto, este tipo de azulejo é também mais caro.
Guarde sempre uma caixa de azulejos para a eventualidade de ter de mais tarde substituir alguns em alguma intervenção pois, mais tarde não conseguirá voltar a encontrar azulejos da mesma marca, com a mesma tonalidade e com o mesmo calibre.
Normalmente quanto maior é o azulejo mais caro é o seu custo.
Existem alternativas ao cerâmicos, como por exemplo, a aplicação de microcimento na parede ou pavimento.
As tintas a usar na pintura das casas de banho deverão ser acrílicas e próprias para usar em ambientes húmidos.
Poderá optar por móveis executados em obra ou comprar móveis já fabricados e o espelho poderá ser embutido.
Ao reformar a sua casa-de-banho pondere ainda em aplicar um toalheiro que permite o aquecimento das toalhas.